Cannabis Hoje #68 ☘️ O Brasil é o país mais psicodélico do mundo
os memes musicais mais brisados da internet | Laerte Coutinho | concierge da maconha | cuidados paliativos com a cannabis à espera da morte e mais
Olá, você!
A sua newsletter mensal sobre os avanços da cannabis e dos psicodélicos chegou :)
Mas antes de entrar no nosso assunto preferido, deixa eu dar uma reclamadinha do calor que chegou inclemente aqui em Barcelona. Reclamar, não, pois de calor não se reclama. Se pontua, se descansa, se refresca e se desfruta. E foi o que fiz lá nos Pirineus, a cadeia montanhosa que é fronteira entre Espanha e França, e cujo ar me remete à vanlife, a life simples e deliciosamente livre que se vive a bordo duma campervan, furgoneta, motorhome ou como você quiser chamar.
Ainda darei notícias aqui de que fomos em família desbravar o continente africano em furgoneta. Falta só eu convencer o papi (e isso tem que ser antes da idade escolar de Morena Flor). Vai rolar.
Mas hoje, diretamente da sala de casa com um ventilador apontado pra minha cara na velocidade máxima, tenho desbravado apenas o meu kindle e as recentes descobertas. Vocês sabem que existe um banco gratuito com uma quantidade enorme de títulos disponíveis a zero reais? Esse banco, na verdade, existe há muito tempo, mas como sempre cai, vai mudando a hospedagem. Hoje ele tá aqui, e foi daí que eu tirei o “Tudo é Rio”, da Carla Madeira. Vixi, Maria, que livrão.
𖢐 𖢐 𖢐
ei you
✺ a 2ª temporada do Cannabis Hoje Pod está chegando ao fim e a 3ª temporada está super confirmada: vai ao ar em setembro. se você tiver sugestão de assunto ou convidado, é só mandar um sinal de fumaça. não será mais apenas focado em empreendedorismo, vamos ampliar esse debate e seguir fazendo desse o podcast mais relevante da cena ;) vem comigo!
✺ fui convidada pela expo cannabis brasil para fazer parte do evento e tô bem feliz, nos vemos entre os dias 15 e 17 de novembro em sp.
✺ estamos fazendo história com a breeza e os conteúdos inéditos e exclusivos que a gente produz, se você tiver sugestão de ícones da sociedade pra gente entrevistar ou de pauta pra reportagem, não se faça de rogado, venha de cartinha: anita@breeza.com.br
agora si, bora que bora
☘️☘️☘️ os segredos do ramo
aquele papo descontraído sobre empreendedorismo e negócios com os profissionais de maior destaque no mundo canábico
Thabata Neder, feiticeira da fitoterapia, diretora e criadora do Club Brasileiro de Fitoterapia Cannábica, que produz a maconha mais apetitosa do Brasil
Rafael Redwood, diretor da USA Hemp e chefe de cultivo nos EUA, especialista em regulação da cannabis global
Raphael Meduza, cultivador de longa data, define processos de cultivos em associações de pacientes e atua politicamente na defesa dos direitos da classe
Gustavo Maia, Historiador e pesquisador da erva, criou o site Cannabis Monitor, que compila notícias sobre a planta na mídia
A 2ª temporada do Cannabis Hoje Pod tem o apoio de USA Hemp, Aleda, Simples Cannabis, Humora e Ease Labs. Essas são empresas que reconhecem o valor da comunicação responsável e do jornalismo de qualidade para promover o crescimento do setor com informação para a normalização da cannabis.
☘️☘️☘️ escrevi por aí
“NO PRIMEIRO CONTATO COM A AYAHUASCA FOI QUE COMECEI A PERCEBER A EXPRESSÃO DE GÊNERO”, Laerte Coutinho
Assim como a arte, as drogas acompanharam o desabrochar de Laerte Coutinho durante a vida, e formaram uma espécie de rede de proteção contra o tédio.
Experimentar é o verbo que foi mais conjugado na trajetória de Laerte, e embora atualmente a artista esteja um tanto contida em suas experimentações, elas foram parte importante na formação da sua personalidade.
Laerte se sente parte de grupos que lutam ou se esforçam pra mostrar que a guerra às drogas é uma loucura, uma coisa que precisa ser superada por nós enquanto sociedade, e sempre foi pró-legalização de todas essas substâncias.
Nesta entrevista conduzida por mim, Laerte fala sobre a dificuldade que tem para trabalhar fumada, conta que o primeiro ímpeto trans que sentiu foi na sua primeira sessão de ayahuasca, no começo dos anos 2000 na igreja Céu de Maria, do amigo e também cartunista, Glauco, e faz uma recapitulação da sua relação com as drogas ao longo da vida.
☘️☘️☘️
COMO A ALTA DO DÓLAR IMPACTA O MERCADO BRASILEIRO DA CANNABIS
O aumento do dólar afeta a cena brasileira da cannabis? Especialistas com quem conversei afirmam que sim, o preço dos importados afeta os produtos relacionados ao uso adulto da erva
E não só. Os medicamentos trazidos de fora ou comprados na farmácia e até as associações de pacientes também sentem o impacto
“A influência do valor do dólar na importação de produtos de cannabis é significativa e impacta tanto os custos diretos quanto os indiretos. A valorização do dólar afeta diretamente os preços dos produtos importados, elevando os custos de aquisição para as empresas brasileiras”, explica Ricardo Teixeira, diretor da Tristar Express, empresa de logística que desenrola o meio de campo para mais de 80 empresas que importam cannabis no Brasil.
Os custos de transporte e logística internacional, cotados em dólar, também aumentam, pressionando ainda mais as margens das importadoras.
Isso acontece tanto para as empresas de cannabis com autorização para venda por importação através da RDC 660, quanto com as já autorizadas a vender diretamente no balcão da farmácia via resolução 327.
Enquanto a tendência de repasse de custos das empresas que atuam no medicinal é de certa forma lenta e controlada (por se tratar de tratamentos de saúde), as marcas dedicadas ao consumo adulto da erva têm chegado às tabacarias e lojas de cultivo com preços mais altos do que o consumidor encontrava há dois ou três meses.
“Nos últimos 10 anos, temos visto uma tendência constante de aumento nos preços dos produtos devido à alta do dólar. A cada importação, o preço muda”, contextualiza Lucas Schmidt, proprietário do Cultiva Grow Shop, que exemplifica comparando o preço de 1 litro de fertilizante que em 2016 custava R$ 89,90 e hoje está por mais de R$ 200,00.
Segundo Schmidt, os produtos mais impactados pela alta do dólar são os fertilizantes e os equipamentos de iluminação.
☘️☘️☘️
MÚSICA, POESIA, DROGA E MACHO
O que inspira os memes musicais mais divertidos da internet?
Não, “música, poesia, droga e macho” não foram exatamente inspirações, mas um dos recortes de Luana Piovani que a musicista e produtora musical Amanda Magalhães escolheu para compor um dos melhores vídeos que circulam nas redes sociais neste 2024. E que por sorte, não é o único.
Esses memes são colagens de falas de celebridades que vão formando frases nonsense, acompanhadas de arranjos musicais que vão do reggae ao house, num estilo muito único.
As composições de Amanda se tornaram virais por vários motivos, mas principalmente pela qualidade dos arranjos, pela performance da gata e, claro, pelas frases inusitadas saindo da boca de pessoas inimagináveis. Tipo William Bonner e Ana Maria Braga falando sobre drogas.
Conversei com Amanda Magalhães sobre sua predileção por falar de maconha e outras drogas, como desviar das fake news nesse processo criativo mucho loco e mais um monte de coisa.
☘️☘️☘️
LEGALIZAÇÃO NA ÁFRICA DO SUL PODE INSPIRAR O BRASIL
Por quê será que sabemos tão pouco sobre a legalização da cannabis na África do Sul? Estamos perdendo a chance de observar um dos processos de legalização mais interessantes do mundo. Por exemplo pelo fato de que os sul-africanos sempre preservaram o acesso à erva, inclusive em lei, apesar do proibicionismo.
Antes da legalização (que aconteceu no fim de maio), e antes mesmo da descriminalização (em 2018), acessar maconha para fins medicinais dependia dos sangomas, uma espécie de pajé deles, que como curandeiros, poderiam prescrever tratamentos com várias plantas de poder, a cannabis entre elas.
Num artigo de Lei também ficou garantido o direito de todo cidadão usar medicamentos não registrados, uma reverência aos saberes da medicina tradicional africana. A normalização da maconha na sociedade sul-africana aconteceu pelo viés da defesa da autonomia do indivíduo, e não em cima do discurso de saúde e bem-estar que observamos no Brasil.
☘️☘️☘️
“O BRASIL É O PAÍS MAIS PSICODÉLICO DO MUNDO”, Dráulio Araújo
Uma sessão de ayahuasca vale por dez anos de terapia, dizem.
O físico e neurocientista Draulio Araujo, professor e pesquisador no Instituto do Cébrero da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, estuda o potencial terapêutico da ayahuasca e do DMT, psicodélicos que abundam no Brasil.
Dráulio é um dos mais destacados cientistas psicodélicos do Brasil e do mundo e agora assume a direção do Camp (Centro Avançado de Medicina Psicodélica), uma plataforma de ensino e pesquisa que tem o desafio de levar o DMT para o SUS, coisa que pelas suas contas deve acontecer em no máximo cinco anos.
Nesta conversa comigo, Dráulio não só abre os planos para implementar a psicoterapia assistida por DMT no sistema público de saúde, mas contou também de onde vem o dinheiro que financia a pesquisa psicodélica no mundo, falou sobre as intersecções entre o surf e a psicodelia, e muito mais.
☘️☘️☘️
BRASIL DESENVOLVE A SUA 1ª VARIEDADE DE CANNABIS INDUSTRIAL
O agrônomo Sérgio Barbosa Ferreira Rocha acaba de descobrir a 1ª variedade de cânhamo brasileiro que mantém concentrações de THC abaixo dos 0,3%.
Esse é um belo avanço se considerarmos a enorme dificuldade que existe em produzir plantas que possam ser classificadas como cânhamo, especialmente em países de clima tropical -- já que a alta incidência de sol propicia maior produção de THC.
Para conseguir essa nova variedade, foram feitos diversos cruzamentos a partir de plantas selecionadas da Colômbia, França, Itália, EUA e de um produtor do Brasil, todas elas com perfil de baixo THC, características morfológicas específicas e diversidade genética para criar uma nova geração mais resistente e adaptada ao clima tropical.
☘️☘️☘️
CONCIERGE DA MACONHA
Onde eu arrumo maconha nessa cidade? É a primeira pergunta que muita gente se faz quando chega num novo destino de viagem. Já pensou que lindo ser recebido com todas as honras canábicas numa cidade que você mal conhece, mas já considera pacas?
Enquanto a gente sonha, Gabs Castro, brasileiro nascido em Maringá, morando na Europa há cinco anos, inventou pra si uma nova profissão: concierge canábico. E na hora de escolher um público-alvo, mirou em artistas brasileiros de passagem pela Europa.
☘️☘️☘️
AS INTERSECÇÕES ENTRE MACONHA E ABORTO
Se a descriminalização é só o começo, qual é o próximo passo? Na Marcha da Maconha que aconteceu em SP no mês passado, a cannabis, óbvio, foi a pauta principal. Mas não foi a única.
O movimento social organizado em torno às drogas, também fazia ali, naquele domingo, resistência ao PL da gravidez infantil, numa defesa dos direitos das mulheres sobre o próprio corpo. Drogas, feminismo, aborto. São todas faces de uma mesma luta pela defesa dos direitos individuais, e em última instância, pela democracia.
Neste artigo para o Poder360 faço uma reflexão sobre a necessária união dos defensores dos direitos individuais para ampliar a voz de cada uma dessas causas.
☘️☘️☘️
ESPERANDO PARA MORRER
Você viu a história da estudante de 27 anos que abriu uma vaquinha online para pagar a sua eutanásia?
Fui atrás dela para saber como a cannabis tem ajudado nos cuidados paliativos da dor intensa (considerada pela medicina a mais forte do mundo) que sente todos os dias, várias vezes por dia, enquanto ela aguarda o dinheiro e as burocracias para por fim à própria vida.
A dor crônica acompanha a Carol Arruda há 10 anos, mas apesar disso, foi só em janeiro passado que ela conseguiu acesso à cannabis medicinal.
"Os médicos se negavam a prescrever pois diziam que não havia estudos suficientes, que faltava comprovar os benefícios", conta ela, que finalmente pode se beneficiar da terapêutica da planta.
Principalmente no manejo da ansiedade e na melhora do sono, que costumava ser picotado em cochilos de no máximo meia hora, e hoje chega a três horas seguidas, um recorde.
Acompanhe o Cannabis Hoje no nosso dia a dia! É só seguir no instagram e ficar ligado no nosso podcast.
E como sempre, se quiser falar comigo, é só vir de DM nas redes do Cannabis Hoje ou mandar um email para cannabishoje@gmail.com
Beijos mil e até mais ;)